22/12/21

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DA COVID-19

 

Rita Benjamim Matere Jafar

Assane Wassia Usseni

RESUMO

O presente estudo busca abordar o ensino inclusivo no contexto educacional do ensino superior decorrente em tempos da COVID-19. Assim, objectivo deste estudo consiste em analisar o processo de inclusão educacional dos estudantes com necessidades educativas especiais no contexto do ensino superior em tempos da COVID-19, visto que necessitam de estratégias de acessibilidade e assistências, disponibilizadas pelas universidades, principalmente diante do evento pandêmico e das novas configurações de educação, que são mediadas por tecnologias digitais. Para isso, utilizou-se a revisão bibliográfica, que consistiu na utilização ou consulta de artigos científicos e entre outros instrumentos ou obras literárias que fornecem um referencial teórico para essa discussão. A partir disso, foi possível constatar que a inclusão no seio das universidades ainda é uma utopia, e as oportunidades oferecidas aos estudantes com necessidades educativas especiais são limitadas e dispensáveis, uma vez que não condicionam aos estudantes de ferramentas e possibilidades para trilhar neste novo cenário, sem no entanto, sofrer obstáculos e consequências que resultem na sua interrupção ou fracasso escolar, a escola e os profissionais da educação encontram-se completamente despreparados em termos técnicos e pedagógicos, pois tanto a escola, bem como os profissionais possuem pouco domínio das materiais referentes ao atendimento especial dos alunos ditos anormais, no entanto, é imprescindível que as instituições de ensino superior realizem a reconfiguração das aulas considerando um processo acessível e inclusivo para esses estudantes.

Palavras-chave: Educação inclusiva; COVID-19; Ensino superior;

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